Saiba mais como funciona um plano de saúde empresarial
Muitos profissionais começaram a perceber que poderiam economizar em impostos, além de aumentar suas possibilidades de prestação de serviço, não mais para um empregador, mas agora para um ou mais clientes.
É neste cenário que o plano de saúde PME, mais democrático e competitivo se estabelece e facilita a vida do empreendedor. O objetivo desse conteúdo é mostrar como o plano de saúde empresarial está trazendo segurança e tranquilidade aos profissionais liberais, micro e pequenos empreendedores.
Como funciona o plano de saúde empresarial?
Na realidade, o plano de saúde PME porte I (empresarial, ou plano de saúde para empresa) nada mais é do que uma versão adequada dos planos originais, com foco nos pequenos empreendedores. O plano é voltado para empresas de pequeno porte e que possuem um número baixo de empregados.Na maioria dos casos, as operadoras de saúde oferecem planos para pequenas empresas a partir de 2 (duas) vidas.
Para o caso de empresa individual (ME ou EPP) ou MEI (microempreendedor Individual) torna-se ainda mais vantajoso do que ter um plano pessoa física. Além disso, em alguns casos de acordo com o plano, é possível – de maneira legal – incluir familiares no plano PME, pois não existe nenhuma restrição em usar o CNPJ da empresa para membros da família, como filhos, pai e mãe, por exemplo.
Hoje em dia, grande parte das contratações feitas em nome de uma pessoa jurídica são justamente para este público ou para aqueles que têm até três empregados. Outro ponto importante é que, em muitos casos, as regras para inclusão são mais flexíveis e podem ser negociadas com as operadoras. Além disso, para Pequenas e Micro Empresas, os valores costumam ser menores.
Como contratar um plano de saúde pessoa jurídica?
Em via de regra, pouco muda de uma operadora para outra, mas é importante ficar atento aos valores, coberturas, carências e tudo mais que envolve o plano de saúde.
No caso dos MEIs ou das empresas individuais, como sabemos, é permitido operar com apenas um empregado registrado, o que não se enquadraria na exigência de no mínimo duas vidas, uma das exigências das operadoras de plano de saúde. Com isso, estes tipos de empresa – sob regime do Simples Nacional acabam se organizando com familiares no plano.
Um plano de saúde para profissionais liberais
Importante ressaltar que este movimento do plano de saúde PME muito se deu em função da profusão de profissionais liberais atuando na sua profissão como PJ, que passaram a ficar descobertos pelos planos de saúde que porventura possuíam enquanto empregados regidos pela CLT.
Era necessário encontrar uma solução que atendesse esse público e entregasse segurança e um preço justo para o micro e pequeno empreendedor – muitos deles empresa de uma só pessoa.
Benefícios do plano de saúde empresarial
Os principais benefícios do plano de saúde empresarial são:
1. Custo mais baixo do que o plano para pessoa física
Os custos de plano de saúde PJ costumam ter valores adequados aos micros e pequenos negócios, possibilitando economia para o empreendedor.
2. Uma opção consistente, integrada ao CNPJ
Ter um plano de saúde PME, integrado ao CNPJ, além de possibilitar um acompanhamento mais próximo, denota uma grande seriedade e responsabilidade da empresa para com seus empregados e sócios. Além disso, o plano de saúde PJ ao ser incorporado à contabilidade da empresa permite benefícios na declaração e possível restituição do IRPF dos sócios.
3. Alternativa ao serviço público de saúde (SUS)
Como sabemos, o SUS (Sistema Único de Saúde) tem estrutura e investimentos limitados. Isso resulta em tempo de espera para procedimentos e consultas, o que em muitos casos pode ser um problema para o usuário.
Por que o plano de saúde empresarial é mais barato?
Em linhas gerais, um plano empresarial tem um valor mais baixo que um similar contratado individualmente – como pessoa física.
Além disso, como em qualquer negócio em escala, também é possível alcançar valores mais atrativos de acordo com a quantidade de pessoas que fazem parte da contratação do plano.
Como falamos anteriormente, o plano de saúde empresarial é adquirido a partir de um CNPJ. Seja MEI, pequena, média ou grande empresa, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica pode ser utilizado nas contratações coletivas empresariais. Como cada caso é um caso, é importante conferir as regras aplicáveis ao seu cenário.
Plano de saúde MEI x empresarial convencional: diferenças
Não existem grandes diferenças entre o plano empresarial geral para micro e pequena empresa e o plano para MEI. Para contratar, o MEI precisa estar com o registro de MEI regularizado e com as contribuições mensais em dia.
Como simular o valor do plano de saúde empresarial:
Existem muitos simuladores de plano de saúde empresarial disponíveis nas operadoras e corretoras de saúde. Porém, é importante ter em mente todos os detalhes que integram essa contratação para não se colocar em uma situação difícil com o seu CNPJ.
E ao contratar nosso consultor, além da consultoria para o plano de saúde empresarial e a abertura do CNPJ sem custo de serviço, o empreendedor pode ter uma grande gama de serviços de alto valor agregado incluídos como: conta PJ integrada à contabilidade, soluções de cobrança e pagamentos, emissão de notas fiscais direto na plataforma, entre outros.
GOSTOU DO NOSSO CONTEÚDO? ENTÃO VEJA MAIS ALGUNS CONTEÚDOS INTERESSANTES:
- Como funciona o plano de saúde empresarial
- 5 razões pelo qual o plano de saúde Porto Seguro é perfeito para você
- Conheça os 5 maiores benefícios do Plano de Saúde Porto Empresarial
- Os benefícios de escolher o plano de saúde Porto Seguro para sua empresa
- Conheça todos os tipos de planos de saúde Porto Seguro Saúde
- O que é e como contratar um plano de saude empresarial